Normas do Tribunal

Nome: OFÍCIO CIRCULAR CR Nº 300/2013
Origem: Corregedoria
Data de edição: 08/04/2013
Data de publicação:
Fonte:
Vigência:
Tema:
Divulgação de ferramentas tecnológicas disponíveis. Convênios firmados pelo TRT da 2ª Região.
Indexação:
Ofício; convênios; varas; Arisp; Bacen-jud; Css; Caged; Cib; Infojud; Infoseg; Jucesp; Renajud.
Situação:
Observações:


Of. Circular nº 300/2013 - CR                                   São Paulo, 08 de abril de 2013



A Sua Excelência o(a) Senhor(a)


Juiz(a) da Vara do Trabalho



Assunto:
Divulgação de ferramentas tecnológicas disponíveis. Convênios firmados pelo TRT da 2ª Região.

 
Senhor(a) Juiz(a)

Esta Corregedoria Regional tem constatado nas Correições Ordinárias que diversas Varas do Trabalho expedem ofícios em papel, em detrimento das ferramentas tecnológicas disponíveis, que são os convênios firmados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, tão importantes para a eficiência e a eficácia das execuções trabalhistas.

A ausência de certificado digital, tanto dos magistrados quanto dos servidores, tem se mostrado como o maior obstáculo para utilização de alguns destes convênios, motivo pelo qual reitero sejam tomadas providências a fim de obtenção do certificado digital, junto à Seção de Certificação e Registro em Sistemas Eletrônicos.

Oportuno, ainda, divulgar as facilidades trazidas por referidos convênios, sendo que tais informações podem ser acessadas no site deste Regional pelo caminho Intranet/ Assuntos Gerais/ Convênios, conforme relação abaixo.

ARISP - Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo: permite a pesquisa sobre a existência de imóveis de titularidade de executados, a solicitação de certidões e a solicitação de averbação de restrição de bens imóveis. Abrange os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado de São Paulo. É necessário certificado digital.

BACEN/JUD - Banco Central do Brasil: permite o bloqueio e o desbloqueio on line de numerário existente em conta corrente, poupança e aplicação de executados.

CCS - Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional: permite a pesquisa no CCS para identificação das instituições financeiras com as quais o correntista ou cliente e seus representantes legais ou convencionais mantêm relacionamento.

CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados: convênio firmado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, que possibilita a consulta a dois sistemas do CAGED (Sistema de Consulta de Cadastro do CAGED e Sistema de Consulta de Declarações do CAGED), onde constam informações detalhadas sobre as empresas e a vida funcional de seus empregados e ex-empregados, como cargo na empresa, data de admissão/demissão, data de nascimento, salário atual, sexo, cor da pele, grau de instrução, número da CTPS, se é deficiente físico, se é o seu primeiro emprego e outras informações pessoais.

CIB - Central de Indisponibilidade de Bens: permite incluir, cancelar e consultar indisponibilidade de bens. É necessário certificado digital.

INFOJUD - Informações ao Poder Judiciário (Secretaria da Receita Federal): permite a consulta eletrônica à declaração do imposto de renda. É necessário certificado digital.

INFOSEG - Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública e Justiça: é organizada pelo Ministério da Justiça e reúne informações de âmbito nacional, entre outras, de dados de indivíduos criminalmente identificados, de armas de fogo, de veículos, de condutores, de empresas nas bases da Receita Federal do Brasil.

JUCESP - Junta Comercial do Estado de São Paulo: convênio firmado junto à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, para acesso on line ao Cadastro Estadual de Empresas - CEE, com base em dados cadastrais atualizados da Junta Comercial do Estado de São Paulo - JUCESP.

RENAJUD - Restrições Judiciais de Veículos Automotores: o sistema possibilita a inserção e a retirada de restrições judiciais de veículos cadastrados no Registro Nacional de Veículos Automotores - RENAVAM, em tempo real. As restrições podem ser as seguintes: Transferência (impede o registro da mudança da propriedade); Licenciamento (impede o registro da mudança da propriedade e um novo licenciamento); Circulação (impede o registro da mudança da propriedade, um novo licenciamento e a circulação); Registro de Penhora (registra a penhora efetivada em processo judicial). É necessário certificado digital.

Dessa forma, conto com a colaboração de Vossa Excelência na utilização dos convênios on line em substituição dos ofícios em papel.

Atenciosamente,


 ANELIA LI CHUM
Desembargadora do Trabalho Corregedora Regional



Coordenadoria de Gestão Normativa e Jurisprudencial